CONNECT. COLLABORATE. CONSTRUCT.

HELENA MAFFEI CRUZ

Instituto NOOS – SP

Helena Maffei Cruz, socióloga, psicóloga, formação em psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae e em terapia familiar pelo Instituto de terapia de Família do Rio de Janeiro, mestre em psicologia clínica pela PUCSP, terapeuta de adultos, crianças, famílias e casais, sócia fundadora, docente e supervisora do Instituto FAMILIAE (1991 – 2015), Secretária da Associação Paulista de Terapia Familiar (1998 – 1999) e vice presidente (2000 – 2001) secretária do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF (2004 – 2006), editora associada da revista Nova Perspectiva Sistêmica. Organizadora do livro Papai, mamãe, você... E eu? (2000), autora do livro Família é Quem Cuida de Mim (2008), organizadora do livro Me Aprende? (2012). Autora de capítulos em outras publicações nacionais e internacionais. Diretora do Instituto Noos do Rio de Janeiro desde 2015 e gestora do Noos São Paulo. Faculty do Taos Institute.

DRA. MARILENE GRANDESSO

INTERFACI-SP / NUFAC- PUC-SP, ICCP-Brasil

Psicóloga, psicoterapeuta de famílias, casais e indivíduos e terapeuta comunitária. É fundadora e coordenadora do Instituto INTERFACI – Instituto de Terapia: família, casal, comunidade e indivíduo envolvido com práticas narrativas, práticas colaborativas com famílias e comunidades. Coordenadora do ICCP no Brasil desde 2011. Professora e supervisora do curso de Terapia Familiar e de Casal do NUFAC-PUC-SP e coordenadora do pólo formador em Terapia Comunitária do INTERFACI. É membro do TAOS Institute, e associada da IFTA, AFTA e IAGP. Foi presidente da APTF – Ass. Paulista de Terapia Familiar (2000-2001), Coordenadora Conselho Deliberativo e Científico da ABRATEF – Associação Brasileira de Terapia Familiar (2008-2010) e primeira presidente da ABRATECOM – Ass. Brasileira de Terapia Comunitária (2004-2005). Autora de artigos e capítulos de livros no Brasil e exterior especialmente sobre práticas de terapia pós-modernas, práticas narrativas e colaborativas. Autora do livro “Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica”; organizadora do livro “Terapia e justiça social: respostas éticas a questões de dor em terapia” e co-organizadora do livro “Terapia Comunitária - tecendo redes entre diferentes contextos: saúde, educação e políticas públicas”.

SYLVIA LONDON

Grupo Campos Elíseos- Cidade do México, MX

Terapeuta, consultora, supervisora e docente. Licenciada em Psicologia Organizacional do Tecnológico Monterrey. Mestre em Psicologia Clínica do Lesley College em Cambridge, Massachusetts e especializada em Terapia Familiar e Terapia sistêmica do Instituto Familiar Cambridge,em Cambridge, Massachusetts. Co-fundadora e docente do Grupo Campos Elíseos, na cidade do México, um instituto independente, afiliado ao Houston Galveston Institute, interessado em promover idéias de vanguarda em psicoterapia, educação e consultoria. Docente da universidade das Américas. Professora e palestrante convidada de Universidade e congressos no México e em outros países. Sua prática profissional inclui, além da psicoterapia familiar, a consultoria a instituições e escolas interessadas em otimizar o desenvolvimento potencial de seus membros, assim como o melhoramento das habilidades de relação interpessoal. Dentre suas afiliações institucionais destacam-se a Associação Mexicana de Terapia Familiar, o Conselho Mexicano de Terapia Familiar, a Associação Americana de Terapia Familiar (AAMFT), o Houston Galveston Institute e o Taos Institute.

DRA. CARLA GUANAES-LORENZI

Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto – SP | Palestrante Convidada

Psicóloga, terapeuta familiar, mestre e doutora em Psicologia pela USP (Ribeirão Preto). Docente do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP. Coordenadora do LAPEPG (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Práticas Grupais - USP/Ribeirão Preto). Tem interesse na área de: processos grupais, terapia familiar, saúde mental, psicologia social da saúde e construcionismo social.

DRA. ROSANA RAPIZO

Instituto Noos – RJ

Psicóloga, com Especialização em Terapia de Família pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro fundador da Associação de Terapia de Família - Rio de Janeiro. Terapeuta Comunitária e Facilitadora de Processos Coletivos. Membro da equipe docente e técnica do Instituto Noos – pesquisa e desenvolvimento de redes sociais. Professora e supervisora do curso de Formação em Terapia de Família do Instituto Noos. Membro da equipe do curso de Formação em Terapia Comunitária do Instituto Noos. Coordenadora de grupos com pessoas que passaram pelo divórcio em suas famílias. Coordenadora de grupos para atendimento de famílias em situação de violência. Editora da Revista Nova Perspectiva Sistêmica de 1999- 2010. Autora do livro Terapia Sistêmica de Família: da instrução á construção (Instituto Noos, 1996) e de diversos artigos na área de terapia de família e facilitação de grupos e construcionismo social.

DR. EMERSON RASERA

Universidade Federal de Uberlândia- MG

Psicólogo, com Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), e pósdoutorado pela University of New Hampshire (EUA) (2011-2012). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia/Brasil. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia daquele Instituto (2008/2009). É associado do Taos Institute (EUA). É Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social (2016/2017). É Membro do Corpo Editorial e Revisor de vários periódicos de Psicologia. Publicou “Grupo como construção social” (com Marisa Japur) e editou “Social constructionist perspectives on group work”, entre outros. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação. Atua principalmente nos seguintes temas: processo grupal, construcionismo social, saúde coletiva e sexualidade. Contato: emersonrasera@gmail.com

DOUTORANDA LÍGIA ROSA DE REZENDE PIMENTA

ICCP-Brasil

Mestre em Psicologia Clínica PUC/SP, psicóloga, coach pelo ICI – Institute de Coaching Integrate, especialista em Terapia Familiar Sistêmica PUC/SP, gestora Social pelo BID Banco Interamericano de Desenvolvimento (USA), mediadora social, ( Lyon, França) certificada pelo ICCP - International Certificate in Collaborative Practice – Houston Galveston Institute / Taos Institute and INTERFACI (2010/ 2011). Facilitadora de processos sistêmicos, colaborativos, conversacionais e inovadores de aprendizagens coletivas, mudanças, planejamento estratégico e de cenários transformadores. Docente convidada da PUC-SP- COGEAE, consultora e formadora em Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento. Atuação na área governamental, terceiro setor, empresas e organismos internacionais (PNUD, UNESCO) e na área de Investimento Social Privado com várias publicações, avaliações e sistematizações nas áreas das Políticas Públicas. Gestora do Programa Ação Família-viver em comunidade no município de São Paulo (2008- 2005).

DRA. ROSA MARIA STEFANINI DE MACEDO

NUFAC- PUC-SP

Bacharel em Educação e Doutora em Psicologia Clínica. Professora do Programa de PósGraduação em Psicologia clínica (Mestrado e Doutorado) e coordenadora do NUFAC – Núcleo de Família e Comunidade da PUC. Coordenadora do Curso de Terapia Familiar e de Casal e do curso de Resolução de Conflito da PUC-SP. Consultora e Avaliadora de Programas Sociais em Assistência social, Saúde Pública e Áreas da Educação. Terapeuta Familiar e de Casal e orientadora de teses de doutorado e dissertações de mestrado há mais de 30 anos. Foi presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar _ APTF (1996 – 1998). É associada da AFTA, IFTA, SIP – sociedade Interamericana de psicologia, co-fundadora da ABRATEF e da APTF, membro da ABRATECOM e do conselho Federal de Psicologia. Escreveu e publicou numerosos artigos, capítulos de livros e livros, tais como: “Psicologia na Comunidade: uma proposta de intervenção” junto com Carmen Moré (2006); “Terapia Familiar no Brasil na última década”; Terapia Familiar no Brasil (2008) – o Estado da Arte (1996). É editora da revista do NUFAC – “Família e Comunidade” e do corpo editoria da Revista Psicologia da PUC; Sistemas Familiares de Buenos Aires e consultora ad hoc de várias revistas científicas.

MARIA FERNANDA TEIXEIRA COSTA

ICCP Faculty-Brasil

Mestre em Psicologia Social (IP-USP/2005), Administradora de Empresas (FAAP/1984) com pós-graduação em Marketing (FGV-SP/1990) e especializações em Desenvolvimento Organizacional (Adigo), Appreciative Inquiry (Case Western) e Coordenação de Grupos Operativos (Instituto Pichon Rivière). Certificada em Biologia Cultural por Humberto Maturana e Ximena D’ávila pelo Instituto Matríztico do Chile (2008 a 2010). Consultora dedicada à formação de pessoas em competências interpessoais. Atua como facilitadora de processos de mudança, planejamento participativo, aprendizagem organizacional e desenvolvimento de liderança consciente. Prestou serviços para organizações como Itaú – Unibanco, Accenture, Allianz, Instituto Alana, Oficina Municipal, The Leadership Academy da ONU, Natura, Fundação Dom Cabral, Imagens e Vozes de Esperança – Cone Sul, Vale, Vivo, Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Business as Agents of World Benefit. Atuou na área de Marketing em empresas de varejo e bens de consumo como o Pão de Açúcar e a São Paulo Alpargatas e, por 7 anos, foi Sócia – Diretora responsável pela área de Treinamento & Desenvolvimento da Gouvêa de Souza & MD, empresa de consultoria de varejo, onde desenvolveu parceria com a National Retail Federation e a MOHR Learning dos Estados Unidos para Brasil e América Latina.

Take a look at the past 2017 ICCP Conference in Tenerife, Spain!!! Click here

©2016 by International Certificate in Collaborative-Dialogic Practices. Proudly created with Wix.com